quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O GES faz a sua primeira “visita de estudo”…

No âmbito da iniciativa “Quinzena dos Sorrisos” que decorreu no passado mês de Dezembro com a recolha de brinquedos usados e culminou na entrega dos mesmos no dia 14 de Janeiro, a equipa do GES foi convidada a visitar as instalações e a conhecer o trabalho do “Ninho dos Pequenitos”.
O “Ninho” é um Centro de Acolhimento Temporário que acolhe crianças entre os 0 e os 6 anos que se encontrem numa situação de perigo, sobretudo devido a maus-tratos, negligência e/ou incapacidade educativa dos seus progenitores, impossibilitando a sua continuidade no meio familiar.
Este centro funciona 24 horas por dia, “sem interrupções e todos os horários são flexíveis, com o respeito pelo ritmo de cada criança e de cada grupo etário, promovendo assim, uma vida diária personalizada e a integração na comunidade”.


Na nossa visita fomos muito bem recebidas pela Directora Técnica e por uma Educadora da instituição que, além de nos falarem acerca do trabalho desenvolvido pelo Ninho, também nos mostraram as instalações. A instituição procura criar um ambiente familiar, o que é visível não apenas na organização dos vários espaços físicos existentes, mas também no próprio modo de funcionamento. Cada divisão espelha bem a preocupação do “Ninho” em proporcionar a estas crianças tudo aquilo que “lá fora” não têm: as salas têm materiais lúdico-pedagógicos, áreas de trabalho e lazer, muita luminosidade…, os quartos encontram-se adequadamente equipados e decorados de acordo com as faixas etárias das crianças que os ocupam e as próprias salas de visita estão devidamente apetrechadas. Existem ainda instalações sanitárias também adequadas aos vários grupos etários, um refeitório, uma lavandaria e gabinetes de trabalho.

Todo o trabalho do “Ninho” é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar que proporciona às suas crianças condições para que se possam desenvolver adequadamente ao nível físico, psíquico e social, num ambiente “onde prevaleça a segurança, a atenção e o amor”. Para além disso a instituição procura, em articulação com outras entidades (Tribunal de Família e Menores, Segurança Social, C.P.C.J, Serviços de Saúde e IPSS’s), encontrar rapidamente um projecto de vida alternativo à institucionalização das crianças que acolhe.
Mas infelizmente nem tudo “são rosas” e o “Ninho” debate-se com problemas de ordem económica para conseguir prestar o serviço de qualidade que estas crianças merecem. “Pelo facto de abranger um grupo etário muito baixo (0-6 anos), em que todas as crianças dependem do adulto, os encargos com o pessoal absorvem todas as receitas que se recebem, no âmbito do acordo com a Segurança Social. Para as outras despesas teremos de contar com a solidariedade da sociedade civil.” Por esse motivo, o GES indica aqui as formas como tu e os teus pais, familiares, amigos… podem ajudar esta instituição, e compromete-se a futuramente desenvolver outras actividades com o objectivo de recolher aquilo que o centro necessita. Assim, cada pessoa pode ajudar:
  1. Fazendo-se sócio e sensibilizando amigos para o mesmo objectivo;
  2. Enviando um donativo (dedutível no IRS)
  3. Fazendo donativos em espécie, tais como:
  • Shampôs, amaciadores de cabelo, cremes hidratantes, escovas e pastas dos dentes;
  • Fraldas, toalhetes, cremes para muda de fralda;
  • Detergentes de máquina de roupa e louça;
  • Material didáctico (colas, cartolinas de cores variadas, marcadores, tintas, papel de desenho)
Ajuda o “Ninho”. Um dia podes ser tu a precisar…




Sem comentários:

Enviar um comentário